Perguntas Frequentes - PWI Perguntas Frequentes - PWI

Escolha onde quer abrir sua conta

X

Perguntas Frequentes

Para abrir sua conta no BNY através da PWI, você deve preencher e assinar a ficha cadastral, enviar seus documentos de identificação com seus dados pessoais, profissionais e patrimoniais, incluindo a origem dos recursos, além de responder ao questionário de perfil de investidor. Nos envie seu comprovante de residência recente, que pode ser uma conta de luz, gás ou telefone fixo. O processo de abertura de conta e aplicação nos fundos é realizado mediante indicação, e seguimos rigorosos procedimentos de seleção de investidores. Após a aprovação da sua documentação pelo BNY, você receberá as instruções para efetuar a transferência diretamente para os fundos selecionados. As aplicações são sempre feitas diretamente da sua conta corrente para a conta do fundo no banco BNY. Em nenhum momento os seus recursos passam por contas bancárias da PWI ou de terceiros. Todas as movimentações são registradas, e seus investimentos são sempre custodiados pelo banco, garantindo a segurança das operações.


A PWI é remunerada de forma transparente e não cobra diretamente do investidor pelos seus serviços. Nossa remuneração ocorre por meio de rebates, que são uma parte das taxas de administração e performance dos fundos. Esses valores são pagos pelos gestores dos fundos em conformidade com contratos estabelecidos e as normas das resoluções 178 e 179 da CVM. Assim, ao investir através da PWI, você contribui para nossa remuneração indiretamente, sem nenhum custo adicional específico. Vale ressaltar que a PWI é proibida de cobrar qualquer valor diretamente dos investidores. Além disso, o BNY, as gestoras dos fundos e outras partes relacionadas também são remuneradas de acordo com os acordos comerciais estabelecidos.


Marcelo Cotrim, CFP®, é o diretor responsável da PWI. Com princípios de respeito mútuo e tratamento profissional a PWI Agente Autônomo de Investimentos exerce desde 2015 a atividade de distribuição de cotas de fundos de investimento vinculada ao banco administrador BNY como preposto e sob sua responsabilidade nos termos das resoluções 178 e 179 da CVM em vigor. A PWI prospecta e capta investidores prestando informações sobre os fundos distribuídos. Depois recepcionamos, registramos e transmitimos todas as ordens para os sistemas de negociação do administrador BNY.

Aqui os interesses dos investidores vem em primeiro lugar de verdade. Confira aqui o Código de Ética do BNY Mellon e o Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar dos quais somos aderentes.

A PWI AAI conduz negócios com transparência, respeito às normas dos reguladores e melhores práticas dos autorreguladores, colocando o interesse do investidor em primeiro lugar. Todas ações executadas na condução de nossos negócios é pautada pela idoneidade, visando eliminar os potenciais conflitos de interesse. A PWI atua desde 2015 com os mais altos padrões de governança e compromisso com a qualidade dos nossos serviços prestados honestamente. A PWI se relaciona com os investidores de maneira equânime e objetiva, com isso nenhum cliente tem tratamento privilegiado em detrimento de outro, por qualquer razão.

Como a PWI atua: ao investir nos fundos que distribuímos você paga nossos serviços apenas via taxas de administração e performance, de maneira automática através do administrador. Recebemos remuneração indireta via rebate, nosso custo é embutido na taxa e cobrado de maneira automática, não existe pagamento para a PWI vindo do investidor e somos vedados a receber remuneração direta.

O investimento em fundos tem vantagens e conveniências, mas também custos. Entre eles estão as taxas, que são cobradas pelo administrador como remuneração por nossos serviços e podem assumir tipos distintos, com objetivos específicos. Na indústria de fundos de investimento a cobrança de impostos e das taxas de administração e taxa de performance se dá de maneira automática e é responsabilidade do banco intermediário contratante. Cada fundo tem em seu regulamento e nas lâminas a informação detalhada de taxa de administração e performance.

Taxa de Administração: a taxa de administração é a remuneração paga pela prestação de serviços de gestão e administração, podendo também ser destinada a remunerar os demais prestadores de serviço que operacionalizam o fundo de investimento. Essa taxa é a mais frequentemente cobrada e é normalmente expressa em percentual ao ano (% a.a) sobre o patrimônio do fundo. Para efeito de débito, há uma provisão diária e assim o valor da cota publicado diariamente pelo gestor já está líquido de taxa de administração. Porém, o efetivo pagamento ocorre mensalmente. Embora seja calculada e divulgada como um percentual anual, nos fundos abertos a taxa de administração é provisionada por dia útil, como despesa do fundo.

Taxa de Performance: além da taxa de administração, um fundo de investimento pode cobrar também taxa de performance, desde que previsto em seu regulamento. Alguns fundos cobram taxa de performance como forma de remuneração baseada no resultado. É o prêmio cobrado pelo administrador caso a rentabilidade do fundo seja superior à do referencial estabelecido. Essa taxa é cobrada sobre uma parcela da rentabilidade do fundo que exceda a variação de um índice de desempenho previamente determinado, chamado de benchmark, e remunera o bom desempenho do fundo de investimento, caso o objetivo de superar o seu benchmark seja alcançado.


Os fundos de investimento reúnem recursos de diversos investidores em uma estratégia comum, funcionando como um condomínio financeiro. O capital investido é convertido em cotas, e cada investidor possui uma participação proporcional ao valor dos seus aportes. Cada fundo conta com um gestor responsável pelas estratégias de investimento, um banco administrador que calcula as cotas e custodia os ativos, e um auditor independente registrado na CVM que verifica as demonstrações contábeis. A PWI atua como distribuidora de fundos, captando clientes conforme as normas da CVM (Resolução 16). O funcionamento de um fundo depende da autorização da CVM.

Principais vantagens dos fundos de investimento:

  • Gestão Profissional: Equipes especializadas gerenciam os fundos, analisando e estruturando a carteira de acordo com a política e objetivos do fundo. Isso permite que investidores deleguem as decisões mais complexas a profissionais.
  • Diversificação: Os fundos possibilitam uma diversificação prática, pois o gestor aloca em diversos ativos, reduzindo o risco associado a qualquer investimento individual.
  • Acesso a Investimentos Variados: Com grandes volumes de recursos, os fundos conseguem acessar ativos que geralmente exigiriam aportes mais elevados, oferecendo mais oportunidades para investidores menores.
  • Diluição de Custos e Melhoria na Negociação: Devido ao volume, os fundos podem negociar taxas e condições de remuneração mais vantajosas, algo que seria mais difícil para investidores individuais.
  • Praticidade: Com um cadastro único, você pode acessar uma variedade de fundos sem a necessidade de manter contas em múltiplos bancos.

A assinatura eletrônica DocuSign tem o mesmo valor legal de uma assinatura física, sendo uma solução eficiente e segura adotada pela PWI e pelo BNY. Utilizando criptografia e vinculando um certificado digital ao documento assinado, você pode assinar sua ficha cadastral, termos de adesão, questionário de perfil de risco e outros documentos necessários para investir nos melhores fundos. Tudo isso pode ser feito de forma rápida e segura, de qualquer lugar, economizando seu tempo e simplificando o processo.


A PWI, como distribuidor contratado, facilita o acesso aos fundos globais do J.P. Morgan Asset Management, que foram desenvolvidos para aproveitar oportunidades em diferentes mercados. Atualmente, oferecemos três estratégias:

  • Global Bond Opportunities: Foco em resultados por meio de uma abordagem dinâmica e flexível, que seleciona ativos de renda fixa em mais de 15 setores e 50 países.
  • Global Income: Investe globalmente para gerar um fluxo constante de renda, além de promover o crescimento de capital.
  • Global Macro Opportunities: Oferece um fundo em dólares e outro em reais com hedge cambial, buscando retornos positivos independentemente do cenário macroeconômico, aproveitando oportunidades criadas por tendências internacionais.

É a maneira mais segura de investir. Seu cadastro é direto nas instituição financeira vinculada e administrador BNY Mellon, rápido e com taxa zero para TED e manutenção de conta! Seus recursos nunca transitam pela nossa empresa, todas as movimentações são registradas e os investimentos sempre custodiados em seu nome.

 


Investir em fundos isentos de imposto de renda é uma excelente oportunidade para aumentar sua rentabilidade líquida e aproveitar os incentivos fiscais. A PWI distribui dois dos principais fundos de debêntures incentivadas que oferecem essa vantagem para investidores pessoas físicas:

AZ Quest Debêntures Incentivadas que tem tem como objetivo superar o índice IMA-B 5 no longo prazo, através de uma gestão ativa. O fundo aloca a maior parte de seu portfólio em debêntures de infraestrutura, que atendem aos critérios da Lei 12.431/2011, garantindo a isenção fiscal. Com sua fundação em 2001, a AZ Quest é uma das gestoras mais tradicionais do Brasil, associada ao Grupo Azimut desde 2015 e à XP Inc. desde 2021.

O ARX Elbrus Debêntures Incentivadas. também se beneficia da isenção de imposto de renda e tem como meta acompanhar o índice IMA-B 5. O fundo faz hedge parcial, ajustando a duration de sua carteira. A ARX Investimentos, parte do grupo global BNY, une a operação de uma das maiores instituições financeiras internacionais com conhecimento profundo do mercado local.

Com esses fundos, você investe em projetos de infraestrutura e ainda conta com a vantagem da isenção fiscal, potencializando seus ganhos com a expertise de gestores altamente qualificados.


Claro!

Investir num fundo de fundos (FoF, do inglês “Fund of Funds”) é uma estratégia de investimento que consiste em aplicar recursos em um fundo que, por sua vez, investe em outros fundos de investimento. Em vez de escolher ativos específicos, como ações ou títulos, o gestor do fundo de fundos seleciona uma carteira de outros fundos. Essa abordagem oferece diversas vantagens:

Vantagens:

  1. Diversificação: Um fundo de fundos permite ao investidor diversificar seus investimentos entre diferentes gestores, estratégias e classes de ativos, reduzindo o risco específico de um único fundo ou gestor.
  2. Acesso a fundos especializados: Os investidores podem ter acesso a fundos que, de outra forma, seriam inacessíveis devido a altos valores mínimos de investimento ou restrições de qualificação.
  3. Gestão Profissional: O fundo de fundos é gerido por profissionais experientes que selecionam e monitoram os fundos subjacentes, potencialmente aumentando as chances de retornos consistentes.
  4. Economia de Tempo: Investir num único fundo de fundos simplifica o processo para o investidor, que não precisa pesquisar e acompanhar vários fundos individualmente.

Conheça o fantástico Fairview Global Alpha que oferece diversificação robusta, em dolar, ideal para investidores que buscam exposição global com riscos minimizados.


Visualize o seu perfil de investidor no formulário em PDF ou preencha este questionário Google Forms.

O objetivo deste questionário é auxiliar na definição da estratégia mais adequada às suas aplicações financeiras, através da classificação da sua tolerância ao risco percebida para este portfólio frente às metas de investimento. Como parte de seu patrimônio, cada portfólio representa uma estratégia específica de investimento. Cada estratégia é determinada por fatores subjetivos como sua familiaridade com aplicações financeiras e metas de retorno para seu portfólio, seus e objetivos e prazos para as aplicações, volume do portfólio e sua representatividade comparada ao patrimônio total.


Todos os resgates e aplicações são registrados com o distribuidor PWI AAI e com o administrador BNY Mellon.

Resgates são sempre registrados por e-mail e os recursos são creditados apenas na conta corrente informada na ficha cadastral.

Quanto mais tempo deixar seus recursos no fundo menos pagará imposto de renda. Todavia, imprevistos acontecem e o ideal é verificar as regras do fundo antes de aplicar para saber duas principais coisas: se há prazo de carência, ou seja, se é possível pedir resgate a qualquer momento ou se há um prazo mínimo de permanência e  qual é o prazo de resgate, ou seja, quanto tempo leva para você receber o dinheiro na sua conta depois de pedir o resgate. Esse prazo pode variar de um dia a um mês, verifique o regulamento de cada fundo antes de investir.


Você poderá monitorar seus investimentos através dos relatórios de posição e extratos do administrador BNY em nosso Portal de Investidor plataforma digital de visualização dos extratos mensais, informes de rendimentos, emissão de avisos sobre recadastramento e outras comunicações para o cotista e que pode ser visualizado por qualquer dispositivo: celular, tablet ou computador.


Pode. Você pode ter um co-titular que por sua vez é autorizado a fazer movimentações.


Após aprovação cadastral enviaremos as instruções de aplicação e transferência. Seus recursos nunca transitam pela nossa empresa, todas as movimentações são registradas e os investimentos sempre custodiados no banco BNY Mellon.

Aplicações e resgates são sempre registradas com o distribuidor PWI AAI e com o administrador BNY Mellon.


Verifique o investimento inicial mínimo dos fundos na grade e nas lâminas. A maioria dos fundos podem ser acessados por todos os investidores (público alvo geral), porém alguns fundos são exclusivos para Investidores Qualificados.


Trata-se de uma classificação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). O Investidor qualificado é uma pessoa que possui investimentos financeiros em valor superior a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e também Investidores Profissionais.


Todos investidores tem acesso desde que tenham cadastro aprovado e invistam o mínimo de cada fundo conforme nossa grade.


O come-cotas é o nome dado ao recolhimento compulsório do Imposto de Renda (IR) sobre os rendimentos auferidos nas aplicações nos Fundos de Investimento com classificação tributária de Longo Prazo e Curto Prazo. No caso de Fundos de Investimento com classificação tributária de Ações não há come-cotas e o recolhimento de IR é feito somente no momento do resgate da aplicação.

Qual é a periodicidade?
A apuração do IR através do come-cotas ocorre a cada 6 (seis) meses no último dia útil dos meses de maio e novembro de cada ano.

Quais são as alíquotas?
Para os Fundos de Investimento de Longo Prazo, a alíquota do come-cotas é 15% (quinze por cento) e para os Fundos de Curto Prazo, a alíquota é de 20% (vinte por cento).

Como funciona?
A cada 6 (seis) meses, nos meses de maio e novembro, são aplicadas as menores alíquotas da tabela regressiva de IR de cada tipo de Fundo sobre o rendimento obtido pelo cotista nesse período, sendo essas alíquotas: 20% (vinte por cento) para Fundos de tributação de Curto Prazo e 15% (quinze por cento) para Fundos de tributação de Longo Prazo.

A diferença desses percentuais com aqueles da tabela regressiva abaixo é provisionada como um valor complementar a pagar (diferença de alíquota). Caso haja algum resgate da aplicação efetuada, será feita a cobrança da diferença de alíquota, de acordo com a alíquota devida conforme o prazo da aplicação do investimento no Fundo. Vale lembrar que, após completado o prazo de 2 (dois) anos da aplicação inicial do cotista, quando as aplicações atingem as alíquotas mínimas, a diferença de alíquota deixa de existir, sendo o valor provisionado revertido para o cotista.

A tributação aos cotistas dependerá do prazo de permanência de aplicação no Fundo e terá as seguintes alíquotas no resgate das cotas:

Alíquotas de Fundos classificados como Curto Prazo:
• 22,5% em aplicações com prazo até 180 dias
• 20,0% em aplicações com prazo superior a 180 dias

Alíquotas de Fundos classificados como Longo Prazo:
• 22,5% em aplicações com prazo até 180 dias
• 20,0% em aplicações com prazo de 181 dias a 360 dias
• 17,5% em aplicações com prazo de 361 dias a 720 dias
• 15,0% em aplicações com prazo superior a 720 dias

O que ocorre com a diferença de alíquota entre o come-cotas e o total do imposto provisionado?
A diferença de alíquota é paga quando o cotista efetua um resgate do Fundo com rendimento, após ter sido tributado no come-cotas.

Caso o cliente não resgate até um próximo come-cotas, o que ocorre com a diferença de alíquota?
A diferença de alíquota continua aplicada nas mesmas condições dos demais recursos do Fundo e provisionada no montante total do IR até ocorrer um resgate com rendimento.

Quem é isento de come-cotas?
Investidores isentos ou imunes à tributação de IR por força de legislação específica não estão sujeitos ao come-cotas. Fundos de Investimento com classificação tributária de Ações também não estão sujeitos ao come-cotas e o recolhimento de IR é feito somente no momento do resgate da aplicação.

Cada classe de fundo tem uma alíquota e regra de tributação para o ganho de capital, e a cobrança e feita automaticamente. Alguns são isentos de cobrança, como os fundos de debêntures incentivadas.

Alguns fundos multimercados e os fundos de ações tem alíquota de 15% sobre o ganho no resgate das cotas independente da permanência.

A maioria dos fundos distribuídos pela PWI tributa na tabela regressiva, quando o imposto reduz a quantidade de cotas. A alíquota é de 22,5% sobre o ganho em aplicações que permanecem por até 180 dias, 20% em aplicações entre 181 e 360 dias, 17,5% em aplicações entre 361 e 720 dias e 15% em aplicações com 721 dias ou mais.


Com o informe de rendimentos em mãos e ao abrir o programa da receita, você terá que lançar informações de cada um dos fundos em dois lugares:

a) Na ficha de Bens e Direitos: Selecione Novo item e depois selecione o Código, para fundos de Longo Prazo 72 e para fundos de ações 74. Depois selecione a localização: Brasil, e coloque o CNPJ do Administrador, BNY Mellon Serviços Financeiros CNPJ 02.201.501/0001-61. Na discriminação coloque o nome de cada fundo e quantidade de cotas que você possui. Por fim nos campos situação financeira, basta copiar os mesmos números que constam no informe de rendimentos para o saldo em 31/12.

b) Na ficha de Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva: Crie um novo item e escolha o Tipo de Rendimento código 6: “Rendimentos de aplicações financeiras”. Coloque o CNPJ da fonte pagadora que é 02.201.501/0001–61, o nome da fonte pagadora é BNY MELLON SERVIÇOS FINANCEIROS DTVM S/A e por último entre com as informações dos rendimentos que constam nos anexos no campo 5 dos informes. Note que para fundo de ações o valor é zero mesmo pois nestes fundos o rendimento só é apurado no resgate.


Nossa curadoria contempla cinco critérios fundamentais: equipe de gestão, processo de investimento, controle de risco, performance e governança. Com transparência e objetividade, compartilhamos experiências e tradições na administração de recursos, apresentando os detalhes sobre a relação de risco e retorno para cada fundo de nossa grade.


São sofisticados fundos que operam através de algoritmos com modelos matemático-estatísticos.

Conheça os fantásticos Kadima LT, o Kadima Long Bias e o Kadima Long Short Plus.

 


Nestes fundos Long Biased os gestores calibram a exposição em bolsa conforme o cenário, capturando as melhores oportunidades. Os resultados são provados e muito eficientes, com gestores conseguindo alta performance!

Para investidores qualificados conheça o fantástico Itaverá Long Biased.


Adotamos a Política LGPD PWI para proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade dos nossos investidores. Tratamos de dados sensíveis, por isso, organizá-los, distribuí-los de modo consistente e integrado ao fluxo do administrador BNY Mellon, dos investidores e da PWI AAI é fundamental para garantir o cumprimento das regras. É nosso dever proteger as informações dos investidores de forma a permitir acesso prudente apenas às pessoas autorizadas. A PWI está atenta para nunca deixar expostos os dados de nossos investidores.

É de fundamental importância zelar pela privacidade, sigilo e confidencialidade dos assuntos financeiros de nossos investidores, não só por conta da LGPD e da legislação do sigilo bancário conforme a Lei Complementar 105/2001 que estabelece que é nosso dever e obrigação manter resguardados os dados dos investidores, mas também para garantir o cumprimento das normas do regulador CVM, em especial com a CVM Resolução 16, as melhores práticas dos autos reguladores, além do nosso Código de Conduta Ética.


Risco pode ser definido como o grau de incerteza quanto ao retorno esperado de um investimento e pode ser dividido em diversos tipos:

Risco de Mercado
Risco de perdas resultantes das flutuações nos valores de mercado

Risco de Crédito
Risco de perdas decorrentes da inadimplência ou atraso no pagamento de títulos públicos ou privados

Risco de Custódia
Risco de perdas nos ativos mantidos em custódia devido a insolvência, negligência ou fraude

Risco de Negociação
Risco de perdas por problemas técnicos na execução de operações

Risco Operacional
Risco de perdas decorrentes de falha, deficiência ou inadequação de processos, pessoas ou sistemas, tanto internos quanto externos

Risco de Liquidez
Risco de perdas por baixa ou mesmo nenhuma demanda de compra dos ativos, resultando em perdas numa eventual necessidade de liquidação das posições


  • Promover uma cultura organizacional implementando programas que incentivem os funcionários a trabalhar sempre com “foco no cliente”;
  • Tratar os clientes e parceiros comerciais de forma ética e justa, conforme as diretrizes do Código de Ética e Conduta da companhia
    • Código de Ética do BNY Mellon
    • Política de conheça seu cliente
    • Política de combate à lavagem de dinheiro
    • Política Anticorrupção;
  • Garantir a conformidade e a legalidade dos produtos oferecidos;
  • Registro de ordens sempre por e-mail no cadastro;
  • Prestar informações aos clientes de forma clara e precisa com linguagem acessível,
    inclusive sobre os eventuais riscos existentes nos produtos escolhidos e na
    execução de operações;
  • Mitigar qualquer burocracia que dificulte o início e o fim das aplicações nos fundos investimentos;
  • Prestar as informações contratuais de forma clara, oportuna e apropriada;
  • Orientar para que todas as operações relacionadas à aceitação, regulação de sinistros, processamento de resgates e portabilidade sejam oportunas, transparentes e apropriadas;
  • Manter procedimentos que permitam que as reclamações e solicitações dos clientes,
    seus representantes e parceiros comerciais sejam tratadas no tempo devido;
  • Considerar as reclamações dos clientes e parceiros comerciais como direcionamento
    para melhoria de produtos, processos e serviços;
  • Observar cuidadosamente as exigências da legislação que trata da proteção de dados pessoais, implantando regras de boas práticas e de governança.

O telefone de contato da PWI é (21) 3437-8627

Os contatos do Serviço de Atendimento a Clientes do BNY Mellon para reclamações, cancelamentos e esclarecimento de dúvidas são (21) 3219-2600 (11) 3050-8010 e 0800 725 3219

Ouvidoria:  Canal exclusivo para reclamações que não tenham sido solucionadas pelo Serviço de Atendimento a Clientes (SAC). Para acionar a Ouvidoria, é necessário ter o número do protocolo fornecido previamente ao registrar a sua reclamação no SAC. 0800 021 9512


Antes de investir, faça perguntas:

• Qual é a classe do fundo e a política de investimento?
• O fundo é aberto ou fechado?
• Qual a taxa de administração? Existem outras taxas? Quais?
• O valor das taxas é compatível com a classe e a política de investimentos?
• Existem no mercado outros fundos semelhantes que oferecem taxas mais baixas?
• Qual foi o desempenho até o momento?
• Qual é o histórico de atuação no mercado dos principais prestadores de serviços do fundo (administrador, gestor e custodiante)?
• Que ativos compõem a carteira?
• O fundo adota estratégias mais arriscadas que podem resultar em perdas significativas e patrimônio líquido negativo?
• Quais são os riscos específicos desse fundo?
• Qual o aporte mínimo inicial? E os subsequentes, têm algum limite?
• Quais são os prazos de conversão de cotas e para pagamento do resgate? Há restrições relevantes de liquidez que devam ser levados em conta (prazos longos de cotização para resgate, carência, etc.)?
• As características do fundo estão em linha com o meu perfil de risco e objetivos?

Escolha bem o administrador, gestor e custodiante, entenda a política de investimento, verifique todas as taxas cobradas e o desempenho do fundo. Leia atentamente os documentos disponíveis.



WhatsApp WhastApp